Buscar
  • Geyson Gabriel Frare

Estamos em uma mudança de era!

Atualizado: 11 de Abr de 2019


Ouvimos desde criança que as coisas estão mudando, nossos pais ouviram dos nossos avós que as coisas estavam mudando e nossos avós dos país deles. O fato é que isso sempre ocorreu.


Mudança é a força que move o mundo, muda-se os meios de transportes, muda-se a moda, os gostos musicais, mas se você perceber, basicamente foram pequenas mudanças evolutivas. Os

carros mais velozes e modernos, a música você consumia por meio do disco, depois o K7, DVD e por último no formato digital no iPod ou como no meu caso um MP3 player do Paraguai. Por mais velozes que ficaram no início do século XXI, ainda foram mudanças promovidas por grandes indústrias e seguindo um caminho meio que óbvio.


Mas o que vemos acontecer nos últimos 10 anos não é resultado de mudanças da era da qual estávamos vivendo, mas sim uma verdadeira mudança de era. Pra você ter ideia do impacto do que estamos vivendo hoje, imagine que na história da humanidade tivemos a Pré-história, idade antiga, idade média, idade moderna, idade contemporânea e agora o que teremos?


Fala-se em era da informação, mas isso começou acontecer há tempos quando o satélite encontrou o computador, então acredito que essa era da informação já ficou no passado, sim ela aconteceu através dos celulares, dos aviões, e-mail e, porque não a guerra fria, uma guerra de pura informação ou falta dela, e todas as modernizações do CDS, carros automáticos e grandes grifes fazem parte dessa era.


Mas o que vem acontecendo de 2008 para cá não se chama evolução e sim revolução, e essa revolução não tem nascido dentro de governos, dentro de setores de PED de grandes companhias, e nem de mártires como Gandhi. Essa revolução é muito mais silenciosa, mas não deixa de ser barulhenta e muito mais muito veloz, é uma nova era a qual ainda não batizamos, mas mesmo sem saber como chamá-la ela veio com tudo, mostrando que a maior poder de mídia do mundo não vem mais pela TV e se chama Facebook, que maior rede de hotéis do mundo não tem nem um leito próprio e se chama AIRBNB, a maior operação de mensagem em aparelho móveis não é

feito por uma operadora de celular mas sim uma empresa tecnologia chamada WhatsApp - e de graça.





Essa Era tem nos mostrado que não precisamos mais comprar e nem alugar nada, mas sim pagar para ter acesso. Não temos mais músicas em nossos pen-drives e nem mais ficha na locadora, pagamos para ter acesso a esses conteúdos. Em breve teremos carros por hobby pois empresas como Uber estão levando esse mercado pelo mesmo caminho.


Mas isso é só o começo! Fintechs como Nubank, por exemplo, irão revolucionar o setor bancário e por aí vai. Inteligência artificial, realidade aumentada, Internet das coisas, Big Data, ufa! É muita informação, e esse é o grande desafio, separar essas informações, o joio do trigo, e saber tirar proveito disto, estamos sim entrando em outra era, em uma era pós informação, uma era de muitas novas possibilidades, de crescimento exponencial, de muita disrupção, e só existe uma forma de sobreviver e tirar proveito disto: é se adaptar.


Como diria nosso amigo Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, mas sim o mais adaptado”. Aceita que dói menos. Enfim que sejamos uma IBM não a Kodak (procure no Google).


Qual caminho você está seguindo?


#Futuro #Mudança #Tecnologia

11 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • YouTube - Círculo Branco

Volte ao início