Buscar
  • Geyson Gabriel Frare

Narcisismo 4.0


Acredito que em questão de pouco tempo haverá uma epidemia de uma doença tão grave quanto a depressão. E essa doença não apenas atingirá pessoas, como também destruirá empresas e democracias. Sigmund Freud já há diagnosticou no século passado e a chamou de Narcisismo. Só para você entender o conceito. 

Narcísio era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope.Quando Narciso completou 15 anos, Liríope consultou o adivinho Tirésias. Então, foi-lhe profetizado que Narciso jamais poderia ver o seu reflexo, pois esta seria a sua ruína.

Realmente, Narciso era um lindo homem, o amor e paixão de muitas ninfas. Este, em contra-partida, sempre rejeitou o amor de todas elas.Principalmente o de Eco a mais apaixonada por ele. Todavia, a deusa da vingança e retribuição, Nêmesis, apiedou-se da moça e fez com que Narciso visse o próprio reflexo e se apaixonasse por ele. E o jovem ficou enamorado de si mesmo, e deitou-se no banco do rio a admirar o próprio reflexo; onde definhou e morreu. 

Com o advento das redes sociais, vejo pessoas cada vez mais apaixonadas por sua imagem e com a ajuda do algoritmo, por suas ideias, e seus reflexos hoje são os likes que recebem. Empresas que olham apenas para dentro delas e se orgulham de sua estrutura física, como CEOs vaidosos que não sabem nem quem são seus clientes. Políticos dos Selfies, digital influencers do Selfie, entre outros seres míticos do século XXI. Destinados ao fim de Narcisio

Em contra partida, tenho certeza que as pessoas e empresas mais prósperas dos próximos anos serão as capazes de olhar mais para os outros que pra si próprios, criar times, empoderar pessoas, ouvir mais e estarem mais dispostas a ajudar o outro, resolver problemas mundiais e locais nas mais diversas áreas, não por caridade, mas por empatia, empatia que trará missão e propósito para a vida dos que o fazerem e por consequência sucesso em todos os aspectos.

6 visualizações

Siga-nos nas redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • YouTube - Círculo Branco

Volte ao início